Bolsas de Estudo - Universidades Italianas

As universidades italianas têm autonomia para oferecer bolsas de estudo a cidadãos estrangeiros e a cidadãos italianos. Informações específicas estão disponíveis no site de cada universidade e através do site oficial do Ministero dell'Università e della Ricerca Scientifica: www.istruzione.it.

Para buscar uma faculdade ou curso, visite: http://cercauniversita.cineca.it.

Para ter acesso ao ensino superior na Itália, como o ensino médio lá tem duração de 5 anos e no Brasil apenas 3 anos, requer-se um ano de estudo com êxito em universidade brasileira (isto é, com aprovação em todas as disciplinas) para equiparar ao tempo de estudo italiano e permitir acesso ao nível superior. Portanto, acaba sendo mais um requisito a quem quer iniciar uma graduação na Itália ter cursado um ano de estudo universitário no Brasil, de preferência, na área do curso ao qual vai se candidatar. Lembrando que este primeiro ano para acessar a universidade italiana não serve para efeitos de reconhecimento das matérias até então estudadas.

Além dos requisitos para concorrer à bolsa de estudos, é necessário sempre verificar os requisitos de acesso ao curso de graduação também. Deve-se estar atento aos prazos e modalidades.

Em adição à candidatura a uma bolsa de estudos de uma universidade, é sempre necessário verificar as vagas disponíveis para preenchimento com estudantes internacionais, consultável no link: http://offertaformativa.miur.it/php5/elenco_cinesi2013, selecionando a universidade e curso de graduação.

As normas referentes aos estudantes internacionais sobre a candidatura, visto de estudo, pré-inscrição junto ao Consulado Italiano no Brasil, aperfeiçoamento da matrícula na universidade italiana, podem ser consultadas no link: http://www.studiare-in-italia.it/studentistranieri/1-1.html.

As normas referentes às universidades italianas estão disponíveis em: http://www.studiare-in-italia.it/studentistranieri/4.html.

Vale lembrar que para estudar em uma universidade italiana, é preciso fazer o procedimento de matrícula a partir do Consulado Italiano no Brasil levando em consideração os requisitos da universidade escolhida, só com a aceitação da universidade italiana eles poderão emitir o seu visto de estudos. As normas referentes ao Consulado Italiano / Embaixada, estão disponíveis em: http://www.studiare-in-italia.it/studentistranieri/3.html.

Caso o link não abra, seguir o caminho: http://www.studiare-in-italia.it -> studiare in Italia e então selecionar as opções à esquerda. Também é possível consultar um calendário com todas as datas limites para realização dos procedimentos: http://www.studiare-in-italia.it/studentistranieri/calendar.html.

In bocca al lupo! :)


Atualizado pela última vez em 30/05/2019.

2 comentários:

  1. Ciao Sturaro,

    Sou estudante universitário com interesse em fazer mestrado na Itália... Terias como me passar teu e-mail ou facebook para entrarmos em contato?

    A presto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao, Lukas! Vi seu comentário somente agora, de alguma forma não recebi o aviso por e-mail. Espero que ainda possa te ajudar, se estiver interessado em saber mais. Me mande seu e-mail e nos comunicamos!
      A presto!!

      Excluir

Obrigado por seu comentário! Em breve lhe responderei! Roger